Investir em startups: porque colocar seu dinheiro nelas daqui pra frente

Startups

Investir em startups: porque colocar seu dinheiro nelas daqui pra frente

Investir é uma ação que precisa de planejamento, avaliações e muito cuidado, afinal, pode se transformar em perdas, se feito de forma precipitada, com prejuízos que podem acabar com os sonhos e projetos de uma pessoa. E hoje as startups são boas opções de escolha para quem deseja fazer um investimento com muitas vantagens. Elas são empresas que estão começando. Em muitos casos, são ideias colocadas em prática sem um produto totalmente definido e até sem um plano de negócios.

Nos parâmetros jurídicos, uma startup é uma empresa ou sociedade simples. Seu faturamento é no máximo R$ 16 milhões/ano e até 10 anos de CNPJ. No campo de criação, ela é uma ideia inovadora que tem tudo para dar certo. Agora, se a Startup é algo que está começando, porque então seria uma boa ideia colocar o seu dinheiro em uma? É isso que vamos falar!

Por que investir em startups?

Diferente de companhias regulares, as startups têm algumas particularidades que garantem segurança ao investidor. Vamos entender mais um pouco disso!

  1. Forma de financiamento é mais simples

As startups buscam os investimentos financeiros de uma maneira diferente do que fazem as empresas comuns. Elas estão atrás dos chamados investidores anjos ou em companhias de capital de risco. E ainda, as startups costumam sempre contar com a influência dos investidores nas tomadas de decisão. Com isso, eles têm um papel maior, já que sabem que estão enfrentando um risco grande. Em quadros comparativos, uma corporação que está na Bolsa de Valores, normalmente, não consegue manter um crescimento após um ano. Para as startups, esse espaço para crescer é bem maior e seu valor pode crescer 1000% em poucos anos.

  1. Possibilidade de crescimento rápido

Uma startup é projetada para crescer rapidamente, o que significa que elas têm algo que pode ser vendido para um mercado grande, e que, na maioria dos casos, não está disponível para empresas comuns. Isso explica outra realidade, a de a maioria das startups ser do ramo de tecnologia. Esse setor de negócios, no meio online, chega de forma ágil a uma parte maior do mercado, quando você compara com os negócios offline. Investidores que querem ter retornos acima da médica, com seu leque de investimentos, buscam as startups.

  1. Geração de uma nova atividade econômica

Sim, investir em uma Startup é ajudar na geração de uma nova atividade no país. Sabe porquê? Se você coloca seu dinheiro na Bolsa de Valores, ele vai da sua conta pra conta de um outro investidor. Você recebe ações, só que, nada de novo foi criado ali. Agora, em startups, a realidade é outra. O dinheiro investido não fica parado. Ele é usado para aumentar o valor da empresa. Os empreendedores para quem você apostou seus recursos vão destinar o dinheiro no crescimento da empresa o mais rápido possível. Chegam novos profissionais, matéria prima é adquirida, contratações de fornecedores feitas, cria-se novas vagas de trabalho. Pronto! Surgiu uma nova atividade econômica que antes não existia.

  1. Você tem proximidade com os diretores

Quem tem maior influência no sucesso da empresa, diretamente, são os próprios diretores executivos. Se você investe em empresas via Bolsa de Valores, raramente vai conhecer quem dirige aquele empreendimento. Ter contato com eles então é quase impossível. Elas são empresas grandes, com departamentos, funcionários e unidades em todo país. Agora, a startup é mais enxuta, mas com potencial para se transformar em grande empresa. Então, no momento em que você investe, tem contato direto com os diretores e pode contribuir de forma inteligente no negócio, para que o sucesso daquela startup seja ainda maior. Apenas investindo em startups que isso é possível.

Um negócio que vale a pena

Investir numa startup é participar da construção de algo novo e que pode ser revolucionário no mercado. Você vai ver o que é uma ideia ganhar forma, juntar pessoas e se tornar uma nova oportunidade de trabalho. Sendo investidor, você vai permitir que essas pessoas que se juntaram em torno de uma ideia tenham sucesso no mercado, gerem conveniências e inclusão. Ou seja, você pode ter um papel importante no mercado, ajudando no desenvolvimento econômico do Brasil.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco!